Uma nova peça no quebra cabeças do marketing

150 150 Ricardo de Paula

imagem52

Uma nova ferramenta de marketing vem se consolidando e ganhando cada vez mais força – as mídias sociais – essa nova ferramenta oferece recursos nunca antes vistos, porém, ainda pouco explorados.

Os profissionais de marketing vêm quebrando a cabeça tentando encaixar essa nova peça entre as outras duas já existentes – o marketing de massa e o marketing direto – e completar o quebra cabeças.

puzzlemidiassociais

A mídia social tem como principais diferenciais a participação ativa dos consumidores, para pensar em uma estratégia para as mídias sociais é preciso levar em conta que ela irá ser complementada pelas ações geradas pelos usuários – outros diferenciais também são a alta segmentação e a não interrupção para informar, ou seja, entregar a informação somente na hora que precisem dela.

Ao mesmo tempo que as mídias sociais apresentam métricas que podem ser mensuradas de forma exata como tráfego, cliques, vendas, etc. Existem métricas que são mais difíceis de medir e quase impossíveis de serem controladas.

O grande número de pessoas presente na web 2.0 tem impactado negativamente na credibilidade da TV, pense como era a TV antes e depois, ou até mesmo da web 1.0, a difusão de idéias e da informação fez as pessoas serem mais questionadoras e não acreditarem em tudo que aparece na TV e isso impactou também na propaganda.  Por outro lado a propaganda ainda é vital para a estratégia de marketing das grandes empresas.

O marketing direto tem como premissa individualizar o cliente através de caríssimos bancos de dados e um alto custo de manutenção, porém é perfeitamente mensurável e previsível. Ele é limitidado somente a alguns critérios de segmentação.

A Mídia social é um meio poderoso, e eficaz em termos de custo. É possível encaixar as peças e montar esse quebra cabeças de forma que cada esforço de marketing complemente o outro.

Ricardo de Paula

Empreendedor, analista e pesquisador. Pioneiro em aplicações empresariais envolvendo mídias sociais. Fundador do midiassociais.net.

Todas as histórias por: Ricardo de Paula
1 comentário
  • Alinne Fernandes

    Algumas empresas já acordaram para isso. Alguns exemplos das que usam muito bem as mídias sociais é a Sadia (que arrasa no youtube e descaracteriza de vez enquando o portal do msn) e a Dupé (que criou um ótimo aplicativo para o twitter).

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado.