Marcas que fizeram #fail nas mídias sociais
Grandes marcas estão cada vez mais aderindo às mídias sociais, e por vezes estão tropeçando na dinâmica do relacionamento com os consumidores nesses novos meios de comunicação. Existem vários casos de falta de bom senso e até erros primários que custaram muito caro gerando danos à imagem da marca e um sentimento negativo por parte dos usuários. Esse post vai ser atualizado sempre que um caso desses ocorrer, dizem que se aprende com os erros… vamos acompanhar.
06/05/2010 – Fiat
Nesta semana, a Fiat promoveu uma ação em sua página do Formspring.me sobre o novo Uno. A empresa recebeu 5.400 perguntas a respeito do veículo, que serão respondidas até as 19h de hoje.
Algumas já até foram publicadas na página, entre elas uma questão de um internauta que queria saber o porquê de as montadoras não produzirem veículos na cor rosa, que seria a tonalidade que a namorada desse usuário gostaria de ver nos automóveis.
Mas o que chamou atenção foi a segunda parte da resposta, em que a empresa diz: “HAPPY HOUR: Chegamos a conclusão que rosa é cor de são paulino, por isso preferimos fazer entre outras o Vermelho Alpine, Amarelo Citrus, Azul Búzios e Azul Splash. Certeza que ela não vai nem lembrar que rosa existe quando ver estas cores incríveis!”. A resposta a essa mensagem do internauta foi publicada no início da tarde, para logo depois ser removida do ar. Alguns minutos depois, a Fiat publicou novo texto no Formspring pedindo desculpas a quem eventualmente tenha se sentido ofendido.
De acordo com a assessoria de imprensa da Fiat, existem 18 pessoas responsáveis por responder questões no Formspring e elas são orientadas a dar respostas bem humoradas, evitando o tom sisudo ou formal nas respostas.
Um novo texto publicado no Formspring da Fiat responde longamente sobre as opções de cores nos novos modelos Uno. Desta vez, sem piadas.
[info]
28/03/2010 – Locaweb
Continuando a série de lambanças feitas por empresas ou seus representantes nas mídias sociais, temos nesse domingo o caso da Locaweb, que cometeu um erro gravíssimo ao ofender mais de 15 milhões de pessoas através do twitter de @alexglikas, diretor comercial da empresa.
É impressionante como uma empresa com 100% dos seus negócios centrados na web não possui regras ou orientações para a atuação de seus empregados em mídias sociais, o mais absurdo é que se trata de um diretor da Locaweb.
Para quem não sabe, a Locaweb possui um contrato de patrocínio com o São Paulo Futebol Clube, onde expõe sua marca nas mangas da camisa. Pois bem, durante o jogo desse domingo, São Paulo e Corinthians, o senhor Alex Glikas, diretor comercial da Locaweb usou seu perfil no Twitter para ofender os torcedores do São Paulo e ironizar o fato de a Locaweb estar patrocinando o clube que estava perdendo para o seu time.
Alex Glikas postou várias mensagens agressivas direcionadas aos torcedores são paulinos, que se sentiram profundamente ofendidos pelo fato de ele estar representando uma empresa, e também por essa empresa ser patrocinadora do clube.
Esse print foi tirado por @borgesspfc , um torcedor do São Paulo, e postado no twitpic onde vários outros torcedores e também clientes da empresa se manifestaram contra as palavras twitadas por Alex Glikas. Veja aqui >
O caso rapidamente ganhou força e repercutiu nas mídias sociais, forçando a Locaweb a fazer um pedido de desculpas oficial em seu blog corporativo, onde disse: “Hoje, infelizmente, um funcionário da Locaweb , no calor de sua paixão, se manifestou de maneira equivocada sobre o resultado do jogo entre São Paulo e Corinthians , dando a muitas pessoas a impressão de que a sua opinião pessoal era a opinião institucional da empresa.” Você pode ver o post completo clicando aqui.
Em seu Twitter, Alex Glikas também foi obrigado a pedir desculpas publicamente, onde postou: “Minhas sinceras desculpas à torcida e ao time do SPFC. No calor do clássico, o torcedor tomou conta do profissional. Não acontecerá de novo”.
Se um diretor da Locaweb tem atitudes como essa, não quero nem imaginar o restante da empresa. Isso é mais que um erro, é algo inaceitável, absurdo! Que sirva de lição para outras empresas. Que escolham melhor os profissionais que as representam.
Um agradecimento especial a @viniciusasouza por ter me alertado sobre o fato.
_________________________________________________________
22/03/2010 – Nestlé
O mais recente caso é o da Nestlé, que deve ter deixado a cargo de um estagiário irresponsável (pelo menos no dia) o gerenciamento de sua página de fãs no Facebook.
A Nestlé vem sofrendo fortes ataques do Greepeace direcionados ao seu chocolate “Kit Kat”. A ONG acusa a empresa (fornecedores) de destruir florestas tropicais da Indonésia para extrair o óleo de dendê usado na fabricação do chocolate.
O Greenpeace fez uma sátira alterando o logo do chocolate, em alusão a destruição da floresta e publicou um video que faz referência a devastação do habitat dos Orangotangos que mostra um trabalhador abrindo um pacote do chocolate e comendo um dedo de orangotango sem perceber. A Nestlé foi atrás do Google para tentar tirar o vídeo do YouTube alegando violações de direitos autorais por causa da alteração do logo. Porém de nada adiaram os esforços da empresa, o video já havia se tornado viral.
Na página do Facebook, que tem mais de 90.000 fãs até o momento, quem está gerenciando a conta no site de relacionamento está tendo uma abordagem hostil com os consumidores e potenciais clientes.
Na página diz que a Nestlé agradece os comentários, mas “por favor, não poste usando uma versão alterada de qualquer um dos nossos logotipos como sua foto de perfil – eles serão excluídos.” Insinuando que os logos são propriedade intelectual da Nestlé e não podem ser alterados. A Nestlé também excluiu comentários negativos de muitas pessoas e respondeu de forma padronizada a outras, mostrando total desprezo ao pensamento de seus consumidores. A reação dos usuários foi imediata, criticando a censura e dizendo frases como “não nos diga o que fazer”.
A Nestlé está nos mostrando como amplificar uma crise através das mídias sociais, deixando transparecer um pensamento antigo e controlador. Típico das velhas mídias.
O assunto está sendo discutido em toda a esfera das mídias sociais e vem ganhando força. Além das redes sociais como o Facebook, o assunto vem gerando milhares de tweets e posts em blogs, e deverá arrebanhar um número de pessoas muito grande que serão difusoras e multiplicadoras desse movimento. A Nestlé não vai poder ignorar isso.
_________________________________________________














Jorge Cordeiro
23 mar, 2010
só uma coisa: a campanha do Greenpeace não é direcionada apenas ao produto KitKat, mas a todos os chocolates da Nestlé. O KitKat é usado apenas para ilustrar o problema. abs!
Jackson Kuntz
23 mar, 2010
Por isso com uma visão diferente da maioria dos publicitários e comunicadores eu sendo um Historiador, ganhei elogio no artigo que escreve sobre os problemas das redes sociais. pode ser lido aqui http://bit.ly/cPddib
charles
23 mar, 2010
na boa, a gente fala muito sobre reputação e danos à marca, certo. pois bem, pergunto:
voce odeia a microsoft não é?
qual o sistema operacional que voce está usando agora?
quais sao os aplicativos de desktop acionados em sua máquina?
o que quero dizer com isso… consumidores, e eu me incluo nessa, são passivos, têm memória curta, e são ignorantes…. simplesmente porque são pessoas!
o que é a midia social, e falo isso com propriedade, senão um local de construção de marca a partir de experiencias de uso, discurso “relevante”, relacionamento etc?… e o que isso tudo tem a ver com SABER selecionar a melhor tv, por exemplo?
eu como consumidor ignorante, compro uma idéia de segurança associada à marca sicrina só porque um estagiário no twitter me respondeu de forma cortês. porém continuo sem nada saber a respeito de como selecionar a melhor tv do ponto de vista do produto e de engenharia. e isso é obvio, sem problema. e porque? simples, o objetivo da propaganda (e convenhamos, a gente ta falando sobre propaganda nas redes sociais) é justamente desligar o pensamento racional e consciente do cérebro e incitar o desejo, claramente inconsciente, que elimina da decisao a palavra custo, restando apenas o benefício.
a questao é laurear midias sociais como o novo paradigma dos tempos modernos. NA BOA, isso é só um simulacro de nossas interações sociais, porém mais pobre, já que a inteligencia coletiva da internet, perde disparado da experiência presencial de uma aula ou uma conversa cara a cara, por exemplo. e isso quem diz sao especialistas em cognição.
isso nao mudou, nem mudará o panorama da nestlé. aposto que hoje mesmo voce ja consumiu um produto da marca, e continuará o fazendo.
Paulo Fava
24 mar, 2010
Charles, as midias sociais não são mais um paradigma e sim uma realidade que faz muitas empresas terem de se adequar aos poucos, rever suas estratégias de comunicação…Porém, tem muita gente no mercado que ainda faz “jogo duro” com este tema.
E a Microsoft é uma delas. Para uma empresa global e líder na venda de softwares e sistemas operacionais, ter dificuldades para se relacionar com mais usuários deveria ser algo simples, mas não é.
O que mais norteia este bloqueio de uso de mídias sociais nas grandes empresas são as questões jurídicas, porém qual é o problema em sanar uma dúvida sobre um bug no IE 7 pelo Twitter, por exemplo?
E sobre a ignorância dos consumidores, lamento você está errado. Já vi muito consumidor acabar com a reputação de uma empresa em minutos.
Você está certo em dizer que a conversa cara a cara é bem melhor para esclarecer dúvidas etc, porém com a dinãmica das relações sociais que vivemos atualmente, não é a toa que muitas universidades criam cursos à distãncia, que os empregados da Cisco utilizam telepresença durante reuniões etc.
Pense um pouco mais, reflita sobre o que acontece hoje e o que podemos enfrentar amanhã. Nem minha avó acharia que pode aprender inglês só saindo de casa.
Abraços!
Juliana
24 mar, 2010
E você comete um erro bastante parecido com o erro da Nestlé ao culpar um “estagiário irresponsável” pelo que está acontecendo. Houve qualquer tipo de apuração para essa sua matéria?
Quantos “estagiários irresponsáveis” leram, ou lerão, seu post e ficarão incomodados com sua pressunção?
Att.
Ricardo de Paula
24 mar, 2010
Que isso Juliana! Foi só uma força de expressão! Não se sinta ofendida! Abraços!!
charles
24 mar, 2010
Paulo, você levanta um ponto importante. Mas no quesito propaganda sou obrigado a discordar. Quem estudou publicidade sem o glitter tolo da profissão e foi mais profundo no estudo teórico da comunicação, discurso etc, entende muito bem seu funcionamento e designio. e reafirmo meu ponto de vista, empresa com presença em plataforma social é sim uma forma de publicidade óbvia. e a publicidade é o discurso narcisista absoluto. é o eu por mim mesmo.
jamais discutiria sobre o valor negativo destas redes, tanto é que as utilizo, sou um entusiasta. me incomoda o discurso das “marcas amigas”, que subitamente querem conversar e assumiram uma postura de perfil próximo e amigo. Ora, não existe amizade de marca, não existe personificação da marca. o que existe é interesse. Marcas querem bem a si mesmas e isso é indiscutível. por isso me assusta muito esse discurso frente a redes sociais e esta artificial postura, porque as pessoas sinceramente caem nessa conversa. quantas mil vezes já ví gente falando que AMA determinada empresa. como assim, ama?! ao menos diga que ama a equipe de construção de marca dessa empresa.
entrando no assunto mais teórico, comportamental, é obvio que as midias sociais, mesmo tendo seu valor, são incomparáveis a experiencias reais. porque, na condição de simulacros elas incitam justamente que sejamos avatares, ou seja, idealizações de nós mesmos, e por isso, não verdadeiras. mas mesmo assim eu gosto bastante eheh.
de qualquer forma, lhe parabenizo pelo ótimo blog e é por isso que empreendo meu tempo postando comentários nele. a discussão é sadia (sem qualquer associação ao peru de natal dela eheh).
mas e aí, consumiu algo da nestlé ontem?
outro abraço.
Vinicius
29 mar, 2010
Muito bom o post isso serve de alerta para como empresas e funcionários devem lifar com as midias socias.
O poder hoje está nas mãos dos usários e as empresas devem sempre estar atentas a isso.
Mas creio que o agradecimento deve ser dado ao http://twitter.com/borgesspfc que tirou o print e alertou toda a nação são paulina pelo ocorrido.
thiago clark
29 mar, 2010
amigos, não entendi onde está o “erro colossal da locaweb”. o diretor da empresa, num fim de semana, gritou no twitter como se fosse a janela de casa. dúvida: se ele agiu como todos os fanáticos, ops, quiz dizer, torcedores, agem, qual é o problema? fazem isso no futebol o tempo todo. xinga-se a mae do juiz, o jogador adversário, grita-se palavrão na janela, ofende-se até o melhor amigo. E DAÍ? copa do mundo vem aí. quero ver como vão se comportar. abs.
Thiago
29 mar, 2010
Thiago Clark,
O erro do diretor da Locaweb foi utilizar o nome da empresa em que ele trabalha e que patrocina o time o qual ele ofendia…
Se ele tivesse dito VAI CORINTHIANS, já teria causado alguns problemas, devido ao cargo que ele tem ligado com o fato de sua empresa estar patrocinando o São Paulo, mas seria algo muito menor… porém, ele foi muito além e disse frases que ofendiam a equipe a qual a empresa em que ele representa estava patrocinando.
Manoel Netto
29 mar, 2010
As pessoas não usam as mídias sociais de forma adequada. Isso é fato. Não é porque existem opções que elas devem ser usadas indiscriminadamente.
Tomemos como exemplo a página da Nestle no Facebook. O nome da ferramenta é FAN PAGE. Supostamente só participa quem é FÃ da marca. A perda de fãs é usada pelas empresas como métrica de impacto em suas ações nas mídias sociais e no mercado. E, cá entre nós, direito de marca existe e deve ser respeitado. A empresa tem todo o direito de remover comentários que utilizem sua própria marca adulterada para ofendê-la. Mínimo de bom senso, certo?
Existem comunidades para haters, as pessoas podem montar blogs, divulgar no Twitter, YouTube e tudo o mais, suas insatisfações e publicar em seus perfis de redes sociais, interlinkando tudo. Até mesmo, abrir discussões dentro das fan pages das marcas sobre determinados temas, pedindo explicações.
Ah! E lembre-se, instituições como o Greenpeace usam as pessoas como massas de manobra para ataques contra empresas. Não julgo suas razões, mas os seus métodos não são lá muito amigáveis.
Abraço
Bruno
29 mar, 2010
Concordo que a Localweb está muito aquém do entendimento necessário para lidar com marketing digital, não só pelo erro infantil do “diretor”, mas principalmente por não buscar oportunidades nas críticas que são feitas na internet a respeito do serviço prestado por eles
Comentários feitos por um diretor via Twitter não agridem tanto quanto as diversas reclamações sobre a empresa que já testemunhei pela ferramenta.
Pessoalmente, acho que a Localweb precisa de novos diretores, precisam manter os sites no ar e têm que, a todo custo, entender que de maneira alguma podem sumir com os emails das pessoas.
Marcel
30 mar, 2010
@charles
Uso OS X, mas blz… concordo que as pessoas tenham memória curta, mas é bem fácil lembrar de um diretor com uma postura tão anti-ética que nem esse ai, que usa o Twitter e o nome da empresa na qual trabalha pra denegrir fãs/torcedores de um parceiro comercial… primeiro que o cara tem que ser absurdamente burro pra fazer isso… mas burro mesmo, QI de chimpanzé… Twitter não é instantâneo, você consegue tranqüilamente pensar antes de postar…
E não precisa de muito… pode ter certeza que os torcedores São Paulinos vão lembrar disso ai facilmente… é algo como: preciso contratar um host pro meu site… uhm, quais as opções? UOLHost, Maxihost, Locaweb etc. Ah! Não, Locaweb não…
Quando se tem muitas marcas no mercado que oferecem a mesma coisa, por que vou comprar aquela com a qual tive problemas, sejam éticos, morais ou “apenas técnicos”?
Marcos Masini
6 mai, 2010
Ricardo,
A diferença das mídias sociais e do SAC, por exemplo, é o lance da tatuagem. Na Internet as coisas não somem – e quando deletadas alguém foi mais rápido no print. Portanto, qualquer deslize vira monstro.
No mais, tem muita gente entendida (mesmo) sobre mídias sociais, sobre SEO, sobre marketing digital, mas um pouco perdidas quando o assunto é relacionamento, sociologia, comportamento, atendimento.
Grato pelo conteúdo relevante de sempre.
[ ]‘s
Marcos Masini
http://jornalistamasini.wordpress.com
Gabys
6 mai, 2010
Nem vou entrar no mérito do que é certo ou errado. Mas a Locaweb ACABOU de passar por uma situação semelhante, virou trending topics, gerou um buzz negativo e outras marcas, na questão, o Novo Fiat Uno, ainda não tirou isso como aprendizado. É realmente triste.
@Eloy_Vieira
6 mai, 2010
As empresas grandes ainda estão aprendendo, mas esse da Nestlé foi o ápice do non-sense!
Júlio Silveira
6 mai, 2010
Parabéns ESPALHE por essa brincadeira de mau gosto. Afundaram o que era uma boa ideia com um erro tosco.
daniel santos
7 mai, 2010
kkkkk
impressionante acontecer algo tão amador numa empresa do porte da Fiat.
Nívea Pompeu
7 mai, 2010
O pior é que essa ação é uma farsa também. Vejam que alguém esqueceu do logout e mostra que eles estão fazendo perguntas pra eles mesmos : http://img98.yfrog.com/img98/8361/4c2.gif
Ou seja, essa história de 5400 perguntas é um embuste, uma vez que você mesmo pode se entrevistar!
Bruno
12 mai, 2010
Mais um #fail no Twitter… Dessa vez o autor do tweet até tinha razão, mas não deixa de ser um #fail nas mídias sociais:
http://www.comunique-se.com.br/conteudo/newsshow.asp?menu=JI&idnot=55775&editoria=8
Sol Linddgger
28 jul, 2010
(Sobre Neslté) Qual o problema de deixar a cargo de um estágiário as respostas do Facebook da empresa – estagiário este que no texto vcs já incitam a “irresponsável”, como se fosse sufixo da palavra? Um diretor (vide Locaweb)pode muito bem cometer um erro desse tipo, ou algum superior que lhe deu as ordens. Odeio que falem mal de estagiários, soa preconceito, a maioria são trabalhadores mais responsáveis que muitos assalariados entediados e batedores de ponto, aclamando por férias pelas empresas todos os dias… Ridícula a postura no texto.