Os 3 objetivos do blogueiro de sucesso

600 299 ricardo caputo de paula

Um bom blogueiro, além de produzir bom conteúdo, deve ser organizado e dedicado. Ter pensamento estratégico e de longo prazo.

Abaixo segue um checklist com objetivos para alcançar o retorno financeiro em seu blog.

OBJETIVO 1 / ADEQUAÇÃO DA PLATAFORMA E APRIMORAMENTO DE PRÁTICAS.

Esta é a parte onde seu blog vai tomar vida. Ele vai ganhar uma cara, uma personalidade e se comportar de acordo com o que será definido nesta etapa do projeto.

  • Objetivo 1.1: Escolha da plataforma – Se está procurando flexibilidade para criar qualquer tipo de blog, desde o básico até o altamente personalizado, o WordPress serve a ambos os fins. Com ele você pode expandir seu blog para qualquer direção, desde de forúns até criar uma loja virtual.
  • Objetivo 1.2: Aprimorar o desgin – Uma página com elegância e clareza envolve o leitor na história contada, retrata melhor as ideias do texto e torna a leitura mais prazeroza. O layout expressa a personalidade do blog, ele é a porta de entrada para a jornada que está prestes a levar os seus leitores.

O design deve estar relacionado com o tema do seu site e ser um reflexo direto de sua linha editoral. Pense na página inicial de seu blog como a capa de um livro, ela irá formar a primeira impressão que os leitores e potenciais patrocinadores terão de sua página.

  • Objetivo 1.3: Definir as ferramentas a serem utilizadas – O WordPress proporciona uma vasta gama de ferramentas, muitas delas encontradas gratuitamente, outras pagas e outras feitas sob medida. Encontrar as ferramentas certas que ajudarão a alavancar sua página, neste vasto oceano bits e linhas de código, é uma tarefa que pode parecer fácil mas não é. Existem centenas de ferramentas que se propõem a executar a mesma tarefa, porém, encontrar aquelas que se alinham perfeitamente com as necessidades do blog exige experiência e muito conhecimento no assunto.
  • Objetivo 1.4: Fazer bechmarking com os blogs de maior sucesso do nicho – Observar e analisar como os top blogs do nicho operam irá ajudar a definir que estratégias seguir e a encontrar os elementos que estão faltando e que vão ajudar a diferenciar o seu blog. Resumindo, analisar o que eles fazem de bom e o que eles deixam de fazer e aproveitaar isso em seu blog.
  • Objetivo 1.5: Identificar o perfil da audiência / Definir voz e tom –Sua aundiência é quem vai definir se você irá precisar mudar estilos de escrita e ajustar o tom para captar a atenção deles. Se você tentar atender às necessidades de todo mundo, o seu conteúdo será demasiadamente amplo e genérico.

Quando se tem em mente uma determinada pessoa ou grupo de pessoas, a linguagem, o tom, a atitude, os detalhes, a organização, os exemplos, as piadas, as provocações e as outras partes do seu conteúdo se encaixam nas expectativas e gostos de alguém.

Quando se escreve sobre determinado tema, o ideal é desenvolver uma “persona”. A persona é um personagem criado por você baseados em dados reais recolhidos de pessoas reais em seu público-alvo.

  • Objetivo 1.6: Definir política e manual de conduta – Pode até soar burocrático, mas definir padrões operacionais para o blog é uma parte importante do processo e ajuda muito no dia-a-dia. As políticas do blog ajudam na tomada de decisões e na própria consistênsia do conteúdo que é publicado.

É fundamental ter uma política para posts, para responder comentários nos posts ou em redes sociais, para definir que tipo de publicidade pode ser veiculada no site, entre outras coisas. Tudo isso deve refletir a filosofia do blog.

  • Objetivo 1.7: Criar um caléndário editorial – Um calendário editorial tem o potencial de fortalecer toda a sua estratégia de conteúdo, ele mantém você no controle, ajuda a definir metas e acompanhar todo seu progresso.
  • Objetivo 1.8: Desenvolver metodologia para garimpagem de posts e insights – Desenvolver uma técnica de garimpagem possibilita ganhos de produtividade no processo de obtenção, de seleção e geração das informações que podem ser transformadas em posts. Certamente é um dos pontos-chave para qualquer blogueiro de sucesso.
  • Objetivo 1.9: Desenvolver estratégias de engajamento para o blog e redes sociais – A interatividade entre conteúdo e usuário se tornou uma parte vital da experiência on-line, e qualquer blogueiro que ignore estas expectativas provalvelmente perderá sua audiência.

O ponto é que os seus leitores esperam uma experiência feita sob medida para as suas necessidades e desejos. Existem inúmeras maneiras de aumentar a percepção de envolvimento oferecendo mais do que apenas um conteúdo de qualidade.

OBJETIVO 2 / PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO
  • Objetivo 2.1: Identificar influencidores em redes sociais – Se você possui um grande e relevante público que te escuta, então você tem influência. Se você consegue construir relacionamentos com pessoas que têm influência sobre seu público-alvo, então pode colher muitos bebefícios.

É muito importante para qualquer blogueiro construir relacionamentos com pessoas influentes que fazem parte do seu nicho.

  • Objetivo 2.2: Definir estratégias de SEO – O tráfego derivado dos motores de busca trazem novos visitantes para o seu blog. São os novos visitantes, convertidos em novos leitores, que fazem o seu site crescer.

O SEO envolve muitas técnicas, a instalação de várias ferramentas e aplicativos.

OBJETIVO 3 / MONETIZAÇÃO

A cada dia, mais e mais empresas estão entendendo o valor dos blogs como uma forma de direcionar os clientes para os seus sites e gerar mais vendas de seus produtos ou serviços. Ao iniciar o programa de patrocínio, pense em empresas que melhor se encaixem na filosofia do blog.

  • Objetivo 3.1: Definir formatos, preços e espaços para ações e peças publicitárias – Descobrir quanto cobrar é geralmente a parte mais complicada de se iniciar um programa de anúncios. Não há uma fórmula secreta para o preço ideal. Há muitos fatores a se considerar, incluindo as estatísticas de leitores, alcance e crescimento desde o lançamento do site, entre outros.
  • Objetivo 3.2: Desenvolver mediakit – Um media Kit polido e profissional vai dar o seu programa de patrocínio uma vantagem sobre os demais blogueiros com um público semelhante, ajudando potenciais patrocinadores a reconhecerem o valor de anunciar em seu blog.

O Media Kit é uma oportunidade de mostrar o melhor de seu blog: sua personalidade, seu estilo e o que faz de seu blog único.

  • Objetivo 3.3: Captar patrocinadores – Estabeleça uma boa relação com agências e arregace as mangas.
shutterstock – laptop
    ricardo caputo de paula

    Empreendedor, analista e pesquisador. Pioneiro em aplicações empresariais envolvendo mídias sociais. Fundador do midiassociais.net.

    Todas as histórias por: ricardo caputo de paula

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.