Marketing de Defensores

Entenda o Marketing de Indicação

525 350 Ricardo de Paula

Uma pessoa pode amar um produto, até mesmo ao ponto de acreditar que não pode viver sem ele, mas isso essencialmente não torna essa pessoa defensora da marca. Isso só acontece quando essa experiência positiva é partilhada com outros, portanto, o marketing de indicação pode ser definido como atividades que identificam, acessam, envolvem, gerenciam e analisam os resultados desses momentos de partilha do cliente.

Os defensores influenciam de forma proativa as decisões de compra de outras pessoas. Quantas vezes você defendeu voluntariamente a Apple contra a Microsoft ou o Android contra o Iphone? Os embaixadores estão dispostos a colocar sua reputação em jogo para defender suas marcas favoritas, ao mesmo tempo, perdoam qualquer baixo desempenho ocasional.

Um programa de marketing de indicação bem sucedido depende de geradores de valores como reconhecimento e recompensas para incentivar as pessoas à ação. O mais importante, verdadeiros defensores não podem ser comprados. Eles podem ser encorajados e recompensados em muitos aspectos, mas um verdadeiro defensor não pode ser comprado, exceto através de excelentes produtos e serviços que assegurem a sua satistfação.

O infográfico abaixo apresenta alguns dados que ressaltam a importância do Marketing de Indicação ou Marketing de Defensores.

the-statistical-argument-for-customer-advocacy-infographic-700x4887

Alguns pontos de destaque:

  • 92 porcento dos consumidores confiam nas recomendações de pessoas que conhecem.
  •  Recomendações boca-a-boca geram de 20 a 50 por cento de todas as decisões de compra.
  • Os defensores são cinco vezes mais valiosos que clientes médios, isso porque gastam mais em produtos e aumentam as vendas com suas recomendações.
  • Os clientes encaminhados por outros clientes têm uma taxa de retenção 37 porcento  superior.
  • Os defensores são duas a três vezes mais eficazes do que não defensores quando se trata de persuadir outros a fazer compras.
  •  Um aumento de 12 por cento em defensores gera um aumento de 200 porcento na taxa de crescimento da receita.

imagem shutterstock

Ricardo de Paula

Empreendedor, analista e pesquisador. Pioneiro em aplicações empresariais envolvendo mídias sociais. Fundador do midiassociais.net.

Todas as histórias por: Ricardo de Paula

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado.