Os Benefícios de Usar Redes Sociais

A lista definitiva!

73 benefícios do marketing em mídias sociais

557 350 Ricardo de Paula

Ainda está tendo problemas para entender a importância do marketing em mídias sociais? Você tem um negócio mas não entende bem como sites como o Facebook e Twitter mudaram o jogo?

Está se perguntando se realmente precisa disso? Sim. Sim, você precisa – e aqui estão vários dos motivos mais convincentes do por que:

1) Estabelecer confiança

As pessoas compram de marcas que confiam. Você pode estabelecer esta confiança por meio das mídias sociais. Em um estudo da Universidade de Londres sobre o impacto das mídias sociais sobre os consumidores, Nick Hajli estabelece uma correlação direta entre a confiança, benefícios percebidos e a intenção de compra. Quando as pessoas confiam em sua marca e percebem seu produto ou serviço como um benefício, certamente vão comprar de você.

2) Construir credibilidade

Você também pode construir sua credibilidade através do marketing em redes sociais. Ao aumentar o engajamento você aumenta a propensão a influenciar potenciais compradores. De fato, pesquisas recentes indicam que 51% dos seguidores do Facebook e 67% dos seguidores do Twitter estão mais propensos a comprar de marcas que seguem.

3) Melhorar a imagem da marca

Quando as pessoas se conectam com sua marca nas mídias sociais, você passa a ter uma oportunidade de aprimorar sua imagem e contar sua história. Ao comunicar o significado da sua marca e compartilhar a sua história, você pode estabelecer uma conexão emocional com o seu público.

4) Aumentar o reconhecimento de marca

Mais de 3,2 bilhões de pessoas têm acesso à Internet no mundo. Somente no Brasil, segundo estudo da eMarketer, 93,2 milhões de brasileiros são usuários ativos de redes sociais. São incontestáveis as possibilidades que sua marca possui nas mídias sociais para aumentar sua conscientização e reconhecimento. Quando tomam decisões de compra, clientes estão mais propensos a selecionar um produto com o qual estão familiarizados.

5) Construir Brand Equity

Um grande número de seguidores e interações aumentam seu Brand Equity. Em um estudo da Inc. sobre o valor dos seguidores em redes sociais, foi encontrada uma correlação positiva entre a quantidade de seguidores e o valor da empresa. As empresas com mais de 10.000 conexões são 4 vezes mais propensas a serem mais valiosas do que as empresas com poucos seguidores. Construir uma comunidade em torno de sua marca irá agregar valor a sua marca.

6) Aumentar a audiência no longo prazo

No que diz respeito ao patrimônio da marca, é importante notar o benefício a longo prazo de aumentar as conexões online. À medida que crescem, sua marca passa a influenciar mais pessoas, o que influenciará as vendas. Imagine as possibilidades a serem exploradas ao se desenvolver a ponto de poder alcançar centenas de milhares, ou até milhões de pessoas.

7) Desenvolver o Capital de Relacionamento

Construir relacionamentos fortes e significativos é um grande benefício oferecido pelas mídias sociais. Você pode envolver e interagir diretamente com seu cliente ideal e construir uma forte ligação. Na campanha #SpeakBeautiful da Dove, milhares de usuários foram engajados através de mensagens positivas e inspiradoras.

8) Desenvolver a voz da marca

Sua marca pode construir uma voz forte nas mídias sociais com o objetivo final de desenvolver uma comunicação autêntica. O tom e as emoções que envolvem sua marca podem ser amplificados com um design atraente, conteúdo relevante e uma linguagem que reflete sua identidade e seus valores. Ao desenvolver sua imagem e a sua voz, é possível criar uma melhor experiência para os clientes e prospects.

9) Humanizar sua marca

A capacidade de humanizar sua marca é inerente às mídias sociais e irá potencializar dramaticamente seus esforços de marketing. Através do nosso trabalho de gerenciamento de redes sociais, vimos taxas de conversão significativamente maiores através da humanização. Psicologicamente, pessoas gostam de interagir com pessoas, não com coisas. Ao humanizar sua marca e exibir imagens reais de seus clientes ou funcionários, você pode aproveitar esse benefício e gerar mais resultados.

10) Influenciar decisões de compra

O marketing de redes sociais não gera vendas sozinho. Excelentes produtos e serviços promovem vendas. No entanto, as vendas e as decisões de compra do consumidor podem ser influenciadas pela estratégia online. Todos os benefícios listados acima (e abaixo), em última análise, desempenham um fator de influência nas vendas. Com um bom branding, confiança estabelecida e benefícios percebidos, sua marca influenciará as decisões de compra.

11) Alcançar pessoas com um interesse real em sua marca

A capacidade de alcançar cirurgicamente distintos grupos de pessoas é um grande benefício das redes sociais. Por exemplo, o Facebook coleta dados de todos os seus usuários. Estes dados incluem seus interesses, comportamentos, empregos, renda e muitos outras informações com base em suas atividades. Além disso, o Facebook também usa dados de empresas terceirizadas que categorizam seus usuários com base nos tipos de sites que visitam, comportamento de compra e muitos outros fatores.

12) Aumentar o tráfego do site

Nenhum site pode sobreviver sem tráfego. Ao aumentar o tráfego do seu site, aumentam as chances de gerar mais vendas. As mídias sociais podem ser usadas para entregar um tráfego significativo. O midiassociais.net construiu sua marca e hoje obtém milhares de visitas orgânicas com pouca publicidade. Você pode fazer o mesmo construindo uma forte presença nas redes sociais.

13) Aumentar o engajamento

Ao aumentar o engajamento, sua marca pode abrir as portas das compras recorrentes. Além disso, o estilo de comunicação bidirecional das mídias sociais permite que você acompanhe e dê suporte ao seu cliente durante todo o processo de compra. Você pode responder perguntas relacionadas ao produto, desenvolver relacionamentos mais profundos e adicionar mais valor durante toda a jornada de compra.

14) Aumentar o boca-a-boca

Quanto mais envolvidos seus clientes estão, maiores são as possibilidades de que indiquem seu produto a um amigo. No artigo da Forbes, “why word of mouth is the most powerful form of social media,”, Kimberly Whitler aponta que 92% dos consumidores acreditam em recomendações de amigos e familiares em detrimento a todas as formas de publicidade. A Hubspot também pesquisou e descobriu que 71% das pessoas estão mais propensas a comprar com base na recomendação de um amigo nas redes sociais.

15) Aproveite vários formatos de mídia (Vídeo, Imagens, etc.)

Ao usar vários formatos de mídia, você pode aprimorar a experiência do seu público. Para garantir que sua informação chame a atenção, envolva seguidores e crie influência, use uma mistura de formatos e produza conteúdo adaptado para cada plataforma.

16) É mais barato

A mídia social pode fornecer milhares de cliques relevantes ao seu site a baixos custos, o que aumenta suas margens de lucro. Pesquisas recentes indicam que a publicidade em redes sociais pode ser mais do que 10 vezes mais barata que lances em palavras-chave através da publicidade do Google. Em alguns casos, realizamos campanhas publicitárias de redes sociais que geraram apenas R$ 0,06 por clique.

17) Geotargeting

Geotargeting trata-se de alcançar pessoas que estão dentro de um determinado raio de onde sua empresa se localiza. Para empresas com estrutura física, o geotargeting é extremamente importante. Poucos meios de publicidade podem identificar pessoas dentro de um raio de 15 quilômetros da localização exata do seu negócio. A mídia social é um deles. O Geotargeting irá ajudá-lo a atrair mais visitas e gerar mais vendas.

18) Segmentação avançada (Seguidores, Palavras-chave, Interesses)

Como mencionado anteriormente, você pode aproveitar as mídias sociais para atrair pessoas que tenham interesse sincero por sua marca. Através da segmentação avançada, que está disponível em várias plataformas de redes sociais, você pode atingir cada pessoa de forma distinta. No Twitter e Facebook, você pode segmentar pessoas que seguem determinadas marcas. No Pinterest, você pode segmentar pessoas que buscam palavras-chave diferentes com pins promovidos. No LinkedIn, você pode segmentar pessoas que trabalham em várias indústrias e ocupam determinados cargos. De longe, o benefício da segmentação avançada é um dos mais importantes.

19) Identificar o público-alvo

É importante saber quem é o seu público-alvo. Mas, e se você não souber? Como as mídias sociais são tão ricas em dados, você pode analisar seus concorrentes, ouvir os consumidores e segmentar diferentes nichos para encontrar o seu público-alvo.

20) Acompanhar seus resultados

A razão pela qual anúncios em mídia social são tão eficientes se dá por serem facilmente rastreáveis. Você pode acompanhar todos os passos das pessoas que interagem com suas campanhas e entender como seu cliente compra de você.

21) Tomar decisões baseadas em dados

Com as informações sobre seus esforços fornecidas nos relatórios do Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, você pode identificar onde sua campanha está falhando e onde está tendo sucesso, analisando números e interpretando dados. Para evitar desperdiçar dinheiro com publicidade, é importante que você entenda como fazer isso. Na maioria dos casos, recomendamos contratar um especialista em gerenciamento de campanhas.

22) Teste A / B

O teste A / B é um método amplamente utilizado para descobrir a melhor maneira de promover sua empresa on-line. O benefício de fazer isso é garantir que você seja guiado por práticas que são estatisticamente comprovadas. Você pode testar diferentes textos em anúncios, imagens, páginas de destino e muitas outras coisas para identificar o que funciona melhor. Conforme mencionado no benefício anterior, é possível guiar suas decisões com base em análise de dados.

23) Retargeting

Em média, menos de 5% das visitas de seu site resultarão em conversões. Com o retargeting ou remarketing, você pode alcançar novamente esses visitantes. Nas mídias sociais, você pode segmentar anúncios especificamente para pessoas que visualizaram seu site. Esta prática possibilita aumentar suas taxas de conversão.

24) Atribuição de mídia social (mais pontos de contato)

É provável que seus clientes interajam com sua marca muitas vezes antes de decidir por comprar o seu produto. Eles podem assistir a um vídeo do YouTube, assinar sua lista de e-mail, curtir sua página no Facebook, ler suas avaliações no Google ou seguir você no Twitter. Estatisticamente, quanto mais o consumidor interage com sua marca, maiores são as chances de realizar uma compra. Ao alavancar a atribuição nas redes sociais, sua marca guiará os compradores em todas as etapas de seu funil de vendas.

25) Geração de leads

Leads são pessoas que estão sinceramente interessadas em aprender mais sobre seus produtos e serviços. Existem milhões de pessoas nas redes sociais com uma grande variedade de interesses. Para gerar leads de qualidade, você precisa conectar sua marca ao grupo de pessoas que tem interesse genuíno em seus produtos e serviços.

26) Aumentar a lista de e-mails

O email marketing ainda é muito eficaz nos dias de hoje. Na verdade, 91% dos consumidores usam e-mail todos os dias. Sua marca pode usar as mídias sociais para atrair novos clientes potenciais para seus esforços de email marketing alavancando e nutrindo os leads até que eles comprem. Da mesma maneira que as mídias sociais podem gerar tráfego relevante para o site, podem organizar sua lista de e-mails com pessoas relevantes.

27) Aumentar as vendas

Tendo uma grande marca, bom site, excelentes produtos ou serviços, as mídias sociais podem afetar dramaticamente suas vendas. Existem diversos estudos de caso com o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Com uma abordagem efetiva sua empresa pode alavancar as vendas. No entanto, leva tempo e experiência para aperfeiçoar uma fórmula geradora de receita.

28) Aquisição de clientes a baixo custo

Os custos de aquisição de clientes por meio do marketing de redes sociais são muito menores do que através dos métodos tradicionais como call centers, anúncios impressos, rádio e televisão. De acordo com a Hubspot, o inbound marketing custa 61% menos do que o outbound.

29) Conquistar clientes inesperados

Por meio de recomendações e do boca-a-boca, muitas vendas indiretas podem resultar das mídias sociais. Por exemplo, pode haver situações em que alguém que aprendeu sobre sua marca nas redes sociais recomendou a um amigo. O Google Analytics e outros sistemas de análise sofisticados talvez não consigam rastrear as vendas que acontecem dessa forma mas os resultados são reais e bastante perceptíveis.

30) Clientes recorrentes

Em média custa de 4 a 10 vezes mais para adquirir um novo cliente do que para manter um atual. Uma maneira de encorajar a retenção de clientes é envolvê-los nas mídias sociais. Ao publicar conteúdo relevante, permanecer ativo diariamente e estreitar seus relacionamentos com sua base de clientes, você pode permanecer no topo da mente quando seus clientes precisarem de seu produto ou serviço novamente.

31) Introdução de novos produtos / serviços

Você pode gastar muito pouco dinheiro para expor seu novo produto ou serviço a milhares de pessoas nas mídias sociais. Todos os relacionamentos, fãs e seguidores que você alimenta tem interesse em aprender sobre o seu novo produto ou serviço.

32) Promover incentivos para impulsionar respostas diretas

Incentivos e promoções podem ser um catalisador para levar as pessoas das mídias sociais direto para o seu site. Uma das melhores maneiras de construir uma base de clientes forte e leal nas redes sociais é recompensá-los. Você pode oferecer descontos, brindes, concursos e muitos outros incentivos para envolver sua audiência.

33) Personalizar mensagens para diferentes segmentos

Sua marca pode personalizar conteúdo para diferentes segmentos. O benefício de fazer isso é tornar seu conteúdo extremamente relevante para o seu público-alvo. Quanto mais relevante for, mais resultados você terá.

34) Integra-se com o e-mail Marketing

A maioria dos softwares de e-mail marketing inclui integrações com redes sociais. Ao integrar seus canais de mídia social com seus esforços de marketing de e-mail, você pode direcionar mais tráfego para seus canais. Isso ajudará seus esforços a prosperarem, ao mesmo tempo em que aumentará a quantidade de interações.

35) Transformar a aparência e o desempenho do seu site

O seu site e a sua presença nas redes sociais devem funcionar em harmonia. Adicionar widgets ao seu site pode melhorar drasticamente seu desempenho. Você pode incluir links para seus canais de mídia social, botões de compartilhamento ou incorporar todo o feed para que as pessoas sempre fiquem por dentro do que está acontecendo.

36) Incorporar à mídia tradicional

A mídia social renovou a propaganda tradicional. Pesquisas recentes indicam que comerciais de televisão que incorporam hashtags são mais eficazes. Por quê? Porque a maioria da população usa redes sociais e, integrando-as com a publicidade tradicional, sua marca pode continuar a conversa com milhões de pessoas diariamente.

37) Influenciar em rankings de mecanismos de busca

Há evidências significativas que indicam que as mídias sociais influenciam diretamente o ranking dos mecanismos de pesquisa como Google, Bing e Yahoo. No estudo de métricas de pesquisa sobre fatores de classificação, os sites de redes sociais estavam no top 10. A Hootsuite também relata que a relação entre redes sociais e SEO é real.

38) Mais menções de marca

Uma menção de marca é simplesmente uma referência à sua marca nas mídias sociais. Pesquisas indicam que menções de marca também influenciam as classificações de SEO. As redes sociais podem ser usadas para aumentar as menções sobre a sua marca. Com conteúdo relevante, um acompanhamento crescente e um envolvimento sólido, sua empresa pode alavancar as menções e aumentar seu ranqueamento orgânico no Google.

39) Educar seu público-alvo

Quanto mais bem informados estiverem seus clientes potenciais sobre o seu produto, maiores são as possibilidades de comprarem de você. As mídias sociais podem ser usadas para informar e educar seu público sobre os benefícios de seus produtos ou serviços. Ao publicar postagens informativas, destacando depoimentos e avaliações de produtos, você pode educar e informar seu público-alvo.

40) Distribuir conteúdo para uma ampla audiência

O Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de relacionamentos com clientes e prospects através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas, de modo a criar uma percepção positiva sobre a sua marca e assim gerar mais negócios. A mídia social pode ser usada como uma rede de distribuição de conteúdo para alimentar seu esforços de marketing.

41) Aumentar o tráfego do blog

Uma boa parte do tráfego do seu blog pode vir das redes sociais. Tudo o que você precisa fazer é conectar seu conteúdo aos leitores. Se você tem uma forte presença online, um ótimo conteúdo facilmente vai atrair tráfego das mídias sociais para sua postagem no blog.

42) Fazer o conteúdo viralizar

Marketing Viral é uma estratégia que tem como foco chamar a atenção das pessoas. Uma espécie de boca a boca amplificado. Criar motivos para que sua marca se torne o assunto preferido entre as pessoas. Se o seu conteúdo viralizar, as pessoas vão compartilhá-lo freneticamente nas mídias sociais.

43) Alcançar milhares com Hashtags sobre seus eventos

É importante usar hashtags em seus eventos pois é uma maneira das pessoas que estão envolvidas interagirem uma com as outras. Também é uma maneira de potencializar o fluxo das informações em tempo real ou interações. Por causa da natureza viral das mídias sociais, os amigos e seguidores de todos que usam a sua hashtag estarão sendo impactados.

44) Envolver os participantes de seus eventos

Usar as mídias sociais para envolver participantes antes, durante ou depois de um evento também tem seus benefícios. Você pode usar as redes sociais para responder comentários ou perguntas. Essa prática é muito utilizada em Lives, webinars, seminários e palestras onde as pessoas fazem perguntas com uma determinada hashtag e os apresentadores respondem ao vivo.

45) Seus clientes estão lá.

Sua marca tem que ser vista para ser lembrada. Hoje em dia, seus clientes estão nas mídias sociais e ponto. Independentemente do setor em que você atua, sua base de clientes está no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Snapchat ou em alguma outra plataforma.

46) Os consumidores estão checando sua marca nas mídias sociais

68% dos consumidores verificam a presença de uma empresa nas redes sociais antes de comprar on-line. Se sua marca possuir uma pequena presença nas mídias sociais, os potenciais clientes podem ser desativados. Como os consumidores estão ficando mais inteligentes e fazendo mais pesquisas antes de comprar, é importante que sua marca tenha uma presença sólida em toda a web.

47) Pessoas procuram produtos em mídias sociais

Há pessoas à procura de produtos nas mídias sociais neste momento. Segundo pesquisa da PricewaterhouseCoopers , 77% dos consumidores relataram que as informações obtidas nas redes sociais — por meio de comentários de amigos ou nos perfis das varejistas — tiveram impacto em suas decisões de compra.

48) As pessoas estão falando sobre sua empresa nas mídias sociais

As pessoas mencionam marcas a todo momento nas redes sociais. Não há dúvida de que as pessoas estão falando sobre sua marca. Eles podem estar deixando opiniões on-line, tuitando ou enviando mensagens a um amigo sobre você no Facebook neste instante. Independentemente de você estar acompanhando ou não, as pessoas vão falar sobre sua marca nas mídias sociais. Monitorando as redes sociais você pode coletar insights como críticas, elogios, desejos, menções sobre a concorrência, antecipar tendências, identificar influenciadores e gerenciar crises.

49) Comunicação de duas vias (comunicação bidirecional)

Pela primeira vez na história do marketing as marcas podem se envolver em uma comunicação de duas vias com seus consumidores. A impressão, o rádio, a televisão e os outdoors nunca proporcionaram esse benefício. Isso dá as marcas a oportunidade de aprofundar suas relações com seu público-alvo.

50) É mais rápido (do que rádio, comerciais, etc.)

O marketing de redes sociais é muito mais rápido que a mídia tradicional. Pode levar meses para planejar um comercial de televisão ou rádio (sem contar os custos). Ao investir em anúncios impressos, você deve aguardar e seguir uma agenda que está sujeita à disponibilidade. Sua marca pode se mover mais rápido do que a concorrência com as mídias sociais.

51) É em tempo real

Sua marca pode capitalizar eventos em tempo real e entregar conteúdo relevante para a pessoa certa, no momento certo. Você pode moldar em tempo real uma mensagem relacionada à marca e pegar carona em eventos. Um bom exemplo é o famoso tweet da Arby’s durante o Grammy com o Pharrell. “Hey @Pharrell, podemos ter o nosso chapéu de volta?”, tweetou a Arby’s, recebendo quase 80 mil retweets e 60 mil curtidas. Em foco, estava o fato do chapéu de Pharrell Williams ser muito parecido com o chapéu do logo da marca.

52)  É 24/7

Não existe espaço-tempo na internet. Você pode aproveitar o dia todo, todos os dias, chegar em qualquer lugar a qualquer hora. As marcas têm a oportunidade de responder aos clientes assim que surgir algum problema. Com as ferramentas e softwares de redes sociais adequados, você pode receber alertas sempre que sua marca for mencionada.

53) Diminuir os custos de marketing

Você pode diminuir suas despesas de marketing usando a mídia social. Você pode alcançar 1.000 pessoas por uma fração do custo da televisão e outras mídias. Ao alavancar as mídias sociais, você pode gastar menos e obter mais resultados.

54) Vai ajudá-lo a vencer a concorrência

Você pode dominar seus concorrentes superando-os nas mídias sociais. Mesmo em corridas políticas, já temos fatos significativos que provam que as mídias sociais podem dar uma extrema vantagem sobre os adversários.

Através do uso de redes sociais você pode ganhar mais participação de mercado e tirar seus concorrentes do caminho. Clique para tuitar

55) Você pode viralizar

Os comerciais de televisão podem evocar emoções, mas os comerciais do YouTube podem viralizar. As pessoas compartilham vídeos do YouTube com os amigos o tempo todo. Os comerciais de televisão são difíceis de compartilhar. O famoso vídeo da Evian – Roller Babies teve mais de 58 milhões de visualizações.

56) Você não precisa ser “comercial” demais

Nas formas tradicionais de publicidade só havia uma chance de fazer a venda. O objetivo era levar seu produto ou serviço e empurrá-lo garganta a baixo dos consumidores. No entanto, hoje, pesquisas indicam que os consumidores não querem mais ser enrolados, querem ser informados e respeitados. Com o marketing de redes sociais, você pode desenvolver conexões com os clientes, construir um relacionamento sólido, educá-los e vender indiretamente seu produto como resultado natural do processo.

57) O público mais jovens gasta a maior parte do seu tempo online

O público mais jovem está gastando mais tempo online do que fazendo qualquer outra coisa. Na verdade, os adolescentes gastam 72 horas por semana com mídias eletrônicas e digitais. Os adultos mais velhos estão seguindo a tendência. À medida que os jovens adultos envelhecem, as marcas não terão outra opção senão investir em uma forte presença em mídia digital e em redes sociais.

58) Experiência do Cliente

Hoje todo mundo está conectado. As marcas dão cada vez mais ênfase a “experiência do cliente” por causa dos impactos que podem significar em sua reputação. As mídias sociais podem ajudar sua marca a promover uma experiência positiva através do design, conteúdo e engajamento de alta qualidade.

59) Avaliações e comentários

A oportunidade de coletar avaliações nas mídias sociais é um grande benefício e deve ser aproveitado. Através das análises do Facebook e Google, você pode obter uma verdadeira compreensão dos pontos fortes e fracos de sua empresa. As marcas que não que não estão prestando atenção aos comentários dos clientes nas mídias sociais estão comprometendo sua imagem e perdendo oportunidades de crescer.

60) Feedback do cliente

Ao lançar um novo produto ou ideia, você pode coletar vários feedbacks de seus clientes através das mídias sociais. Nas redes sociais, você tem a possibilidade de fazer perguntas e avaliar os interesses sobre determinados tópicos. Você pode criar pesquisas e incentivar seus seguidores a participar.

61) Crise / Gerenciamento de “desastres”

Embora ninguém pretenda lidar com uma crise, as mídias sociais podem ser usadas para abordar adequadamente e acalmar a situação. Você pode reconhecer a frustração das pessoas, pedir desculpas e encontrar uma solução que abrande os nervos. O gerente de mídia social da sua marca deve saber como gerenciar uma crise. Veja alguns casos desastrosos.

62) Responder as perguntas dos clientes

Ser ativo nas mídias sociais e utilizá-las para responder perguntas dos clientes irá beneficiar sua estratégia de atendimento. Algumas pessoas ligam para o SAC quando têm uma pergunta, enquanto um número cada vez maior está usando as mídias sociais para fazê-lo.

63) Reduzir a equipe de atendimento ao cliente

Você pode reduzir drasticamente sua equipe de atendimento investindo em mídias sociais. Muitas corporações maiores, como a Microsoft, por exemplo, utilizam o Twitter para reduzir custos de suporte ao cliente.

64) Promover Testemunhos e Avaliações de Produto

Uma excelente maneira de estabelecer confiança é promovendo avaliações de produtos e testemunhos de clientes. Os compradores sempre fazem suas pesquisas antes de comprar, e ao destacar depoimentos e avaliações de seus clientes e outras fontes, você estará expondo o endorso de seus produtos para potenciais compradores. As mídias sociais podem ser usadas para ajudá-lo a conectar seus comentários aos compradores interessados.

65) Desenvolver parcerias

O desenvolvimento de parcerias sólidas pode ajudar seu negócio mais do que você imagina. Você pode ampliar seu marketing com parcerias em redes sociais para obter maior uma exposição maior. Como exemplos de parcerias de redes sociais podemos citar troca de promoções, conteúdo ou mesmo uma conversa. Temos visto vários cases de sucesso com os esforços de co-marketing.

66) Construir relacionamentos com influenciadores

Influencer marketing é o conceito de usar influenciadores para promover a sua marca para uma grande audiência de potenciais compradores. Influenciadores podem ser celebridades, jornalistas ou blogueiros que possuam milhares ou milhões de seguidores. Independentemente de quem sejam, os influenciadores estão nas mídias sociais. Sua marca pode ter acesso a eles.

67) Insights do Mercado

Em uma pesquisa recente, 65% das empresas classificaram como um dos principais benefícios das mídias sociais obter insights sobre o mercado em que atuam. Sua marca pode reunir informações valiosas utilizando ferramentas de monitoramento. Alguns tipos de insights possíveis de coletar incluem menções de marca, necessidades do consumidor e sentimento em relação à marca.

68) Análise competitiva

A capacidade de analisar seus concorrentes nas mídias sociais é um grande benefício. Você pode olhar seus concorrentes e identificar áreas-chave onde é possível superá-los. Se eles possuírem uma quantidade pequena de seguidores e de engajamento, pode ser um indicador chave de que é possível ganhar mais participação de mercado ao desenvolver uma grande presença online. Se eles tiverem uma grande e próspera presença nas mídias sociais, você pode segmentar seus seguidores e alcançá-los.

69) Análise de necessidades / demanda (o que os clientes desejam)

Ao fazer uma pesquisa, você pode descobrir o que as pessoas querem, precisam ou estão interessadas no momento. No Twitter, você pode usar a pesquisa avançada para monitorar o que estão dizendo sobre palavras-chave relacionadas à sua marca. No Pinterest, você pode ver quais são as tendências favoritas e desenvolver sua marca. É importante saber o que os consumidores realmente querem antes de iniciar uma conversa.

70) Insights sobre os clientes

Muitas empresas e softwares de análise de dados  podem ajudá-lo a distinguir o comportamento de compra e identificar pessoas através das redes sociais.

71) Atrair e recrutar talentos

Recrutamento é uma grande responsabilidade de qualquer empresa em crescimento. Uma presença forte e ativa nas mídias sociais pode atrair talentos para sua empresa. Simples assim. Ao publicar imagens de funcionários, do ambiente de trabalho e expor a cultura da empresa, você pode desenvolver um pipeline de recrutamento através das redes sociais. Pesquisas recentes indicam que mais de 73% dos empregadores planejam aumentar seus esforços de recrutamento por meio de redes sociais nos próximos anos.

72) Envolver funcionários e aumentar a retenção

Os funcionários, assim como os clientes, têm centenas e milhares de conexões nas redes sociais. Eles podem ser os seus maiores defensore. Funcionários engajados são mais propensos a compartilhar conteúdo relevante com colegas de trabalho e clientes em potencial. Algumas marcas publicam “selfies” de funcionários no ambiente de trabalho e reconhecem suas realizações nas mídias sociais. Isso tem um impacto positivo no envolvimento e retenção dos funcionários.

73) Expor a cultura da empresa

Apresentar a cultura da sua empresa nas mídias sociais também pode ter seus benefícios. Consumidores apreciam comprar das pessoas que vendem o produto, e não o produto em si somente. Você pode usar as redes sociais para reforçar a visão e a missão da sua empresa, o compromisso com o desenvolvimento dos funcionários e compartilhar essa jornada com seu público. 

via lyfemarketing

Ricardo de Paula

Empreendedor, analista e pesquisador. Pioneiro em aplicações empresariais envolvendo mídias sociais. Fundador do midiassociais.net.

Todas as histórias por: Ricardo de Paula

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado.